A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa, o registro de marca protege o maior patrimônio da empresa, é a única forma de se proteger legalmente da concorrência e possíveis copiadores, pois a marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional.
A competitividade acirrada e oferta de produtos/serviços de qualidade são características fortes da economia capitalista atual. Em um ambiente mercadológico disputado, é necessário focar em um contexto diferente: a identificação do cliente com seu produto/serviço por meio da construção e proteção da sua marca — que deve ser umas das suas prioridades!
A função da marca para o negócio. A marca é a identidade maior do seu negócio, responsável pela associação que o consumidor faz com as características do seu produto/serviço. A boa escolha da marca deve levar em consideração a criatividade, o diferencial e a relação com o produto/serviço oferecido.
O seu logotipo também é uma escolha importante. A importância do registro da marca A importância do registro de marca vai muito além da garantia de exclusividade sobre seu uso.
Ela abrange a proteção de um dos bens imateriais mais valiosos da empresa: sua identidade perante o mercado. Imagine que você constituiu seu negócio e, além das medidas obrigatórias, também contratou uma equipe profissional para elaborar suas estratégias e criar sua marca. Após anos trabalhando para o crescimento e fortalecimento dela, você decidiu registrá-la e acabou descobrindo que já existe um pedido de registro da mesma marca feito por outra empresa, do mesmo segmento que o seu. Ou pior: a “sua marca “já foi registrada por outra empresa. Consegue imaginar o tamanho do transtorno que isso poderia representar para seu negócio?
Além de proteger a marca que você vem trabalhado para construir, o registro dela também possibilitará:
Buscar indenização pelo uso não autorizado de terceiros. Se você identificar o uso da sua marca em produtos ou serviços semelhantes, sendo realizada por outra pessoa ou empresa, você poderá acionar a justiça. Aliás, uma das formas eficazes de monitorar o mercado, é através da fiscalização da sua marca junto ao INPI.
Ao tomar conhecimento desse uso indevido, você poderá obter na justiça uma decisão que determinará a imediata interrupção, além de fixar uma indenização pelos danos causados, inclusive os morais. Dispor dela em transações comerciais: Licenciamento e Franquias.
Se disponibilizar o uso de sua marca for uma de suas estratégias de negócio, por um sistema de franquias, por exemplo, o registro dela é obrigatório e poderá te render bons faturamentos. Aliás, o investimento em marcas próprias é uma estratégia que é utilizada por grandes empresas há muito tempo.
Posso registrar uma marca sem ter uma empresa ou CNPJ? Sim
Posso utilizá-la reconhecidamente em todo território nacional?
Ainda que sua empresa possua pouca abrangência local física, é preciso ressaltar o quanto os negócios têm migrado para o ambiente online. Para obtenção do sucesso no uso de suas estratégias de marketing neste ambiente sem fronteiras, é fundamental que sua marca esteja bem estabelecida e devidamente registrada.
Como realizar o registro da sua marca. A solicitação do registro de marca é um processo demorado e complexo. É necessário que se tenha plena consciência do que se quer e acompanhar as atualizações feitas no processo, por meio da RPI, para garantir que você não perca nenhum prazo.
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