O registro de marca é um processo legal que concede ao proprietário os direitos exclusivos sobre uma marca registrada em relação aos produtos ou serviços que ela representa.
Esse registro pode ser feito em órgãos de propriedade intelectual, como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Brasil ou o United States Patent and Trademark Office (USPTO) nos Estados Unidos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o registro de marca pode ajudar a evitar problemas legais, proteger seus direitos de propriedade intelectual e construir uma marca sólida no mercado:
Proteção legal contra o uso não autorizado:
O registro de marca concede ao proprietário o direito exclusivo de uso da marca em relação aos produtos ou serviços específicos para os quais ela foi registrada.
Isso significa que outros não podem usar uma marca indiferente ou similar em conexão com produtos ou serviços sem a permissão do proprietário.
Caso alguém infrinja os direitos da marca, o titular registrante terá uma base legal mais forte para buscar ações judiciais e impedir o uso não autorizado, e assim proteger seus direitos de propriedade.
Como consequencia se constroi um patrimônio sólido no mercado, alcançando uma valorização expressiva junto a seus bens.